Topo | 001

A Escola Espaço Construir iniciou suas atividades em 1995, já como uma escola Construtivista. Uma escola moderna e empreendedora, que acredita e evolui constantemente dentro de sua prática construtivista de ensino-aprendizagem.

Construtivismo

a) Os seres humanos são agentes de sua própria compreensão

b) Os conhecimentos são produtos construídos em contextos sociais determinados

(Coll, 1996)

Alguns princípios heurísticos diferem o Construtivismo do modelo tradicional de ensino-aprendizagem.:

- O 1º princípio construtivista é teórico. Consiste em orientar as estratégias de ensino em função da convicção dos professores de que seus alunos não partem do zero, e sim que têm conhecimentos prévios, construídos a partir dos quais se devem criar pontes para as novas aprendizagens;

- O 2º princípio consiste em propor problemas e tarefas relativamente exigentes e para as quais os alunos ainda não têm respostas. Eles vão construindo as respostas durante o processo de aprendizagem, em função das situações-problema a resolver;

- O 3º princípio consiste em oferecer ajuda ao aluno sobre como proceder. É importante levar sempre em consideração o ponto de vista do aprendiz e facilitar sua expressão através de perguntas que lhe permitam refletir;

- O 4º princípio orienta a promoção de atividades conjuntas entre os alunos, em duplas ou em pequenos grupos que facilitem o intercâmbio e a discussão entre os companheiros, para que aprendam uns com os outros;

- O 5º princípio apresenta o professor como modelo de interpretação e de produção de escrita, que transforma o escrito em objeto simbólico e explora toda sua riqueza cultural.

Além dos cinco princípios anteriores, podemos nos referir aos seguintes postulados referentes ao ambiente material:

- O 1º postulado ou princípio geral do ambiente é também teórico e refere-se ao contexto da aprendizagem. Consiste em organizar um ambiente alfabetizador rico, sob o ponto de vista dos materiais escritos, como cenário no qual a aprendizagem terá lugar;

- O 2º princípio consiste em elaborar critérios e tomar decisões para a seleção de materiais. Tais critérios levarão em consideração o respeito à diversidade, bem como a variedade de funções e a multiplicidade de atividades de aprendizagem que os materiais podem viabilizar;

- O 3º princípio refere-se não apenas ao ambiente físico, mas também ao ambiente social;

- O 4º princípio refere-se ao fato de que não é apenas o professor quem inicia, responde e organiza as atividades, mas que é fundamentalmente, o aluno, quem deve fazê-lo. Portanto, o ambiente deve promover a busca de informação e a exploração por parte dos alunos.

Fonte: Aprender a Ler e a Escrever - Uma proposta construtivista
Ana Teberosky e Teresa Colomer; trad. Ana Maria Neto Machado

Espaço Construir • Rua Patativas, 806 - Imbuí - Salvador - BA • Tel.: (71) 3018-9129
2006 - 2020. Espaço Construir. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo Multimídia | Agência Digital