Topo | 001

Aprender é construir

“Aprender não é copiar ou reproduzir a realidade, para a concepção construtivista, aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre o objeto da realidade, ou conteúdo que pretendemos aprender”

Nossa adaptação
O período de adaptação é muito importante para todos! É nesse momento que a criança precisa adquirir confiança no novo espaço, sentindo apoio e segurança por parte da família. Para que isso aconteça, é necessária uma parceria entre pais e escola, estando estes presentes por um período, que varia com a adaptabilidade da criança, e saindo gradativamente, respeitando os conselhos dos orientadores da escola, que estarão auxiliando os pais sobre como proceder e quais os limites de tempo e espaço que precisam ser respeitados, respeitando o momento de permanência em sala de aula (que varia de acordo com a faixa etária da criança) e facilitando o desenvolvimento da rotina do professor e da instituição como um todo.
Sua criança de repente, se vê no meio de pessoas estranhas e novas regras com as quais precisa conviver e os pais mal conseguem conter o pavor de imaginar seu "tesouro" sendo entregue nos cuidados dos educadores. À fase da preparação você já passou: Pesquisou bastante, visitou diversas instituições e está seguro da sua escolha. No entanto, agora chegou a hora prá valer! É hora de adaptar. Veja nas páginas a seguir dicas para você e sua criança lidaem com a adaptação da melhor maneira possível.

O que trazer para a escola
O material a ser trazido diariamente para a escola está discriminado nas listas de material individual, assim como os que permanecerão na escola. Não é responsabilidade da escola objetos e roupas sem a devida identificação (nome e sobrenome) da criança. Os pais ou responsáveis precisam estar atentos ao material que a criança traz para a escola e ao material que retorna para casa. É preciso que seja feita uma seleção junto à criança, dos brinquedos possíveis de serem levados ao coletivo.

ALERTA – Pedimos que as crianças não tragam para a escola, objetos cortantes e pontiagudos, vidros ou substâncias tóxicas, pilhas de rádio, bolinhas de gude ou moedas (no caso dos menores de 03 anos). Assim como objetos de valor, relógios, jóias, celulares, laptops e brinquedos muito caros, não são de responsabilidade da escola.

Contamos também com os responsáveis pela criança, para fazerem a devolução de brinquedos, sucatas, materiais de uso coletivo, livros, roupas, sapatos ou quaisquer objetos eventualmente trocados.

Meios de comunicação
Diários
Diário pequeno: Utilizado para comunicados, lembretes da família e da escola.
Diário grande: Utilizado para os alunos do período Integral, no sentido de relatar o dia-a-dia (alimentação, sono, atividades, medicações, etc.).

Classificadores:
Um para avisos, que devem ser protocolados e assinados pelos pais ao recebimento
Um para atividades e textos do aluno, que devem retornar diariamente à escola

Alimentação saudável
Buscando desenvolver bons hábitos alimentares, solicitamos aos pais que evitem mandar lanches contendo muitos aditivos e corantes, como: refrigerantes, balas, salgadinhos artificiais , biscoitos recheados, chicletes. Recomendamos o uso de sucos naturais, frutas, biscoitos sem recheio ou integrais, pipoca etc Lembramos a escola tem uma rotina de lanche de frutas às segundas-feiras e pedimos que os responsáveis não quebrem o combinado, que faz parte de um projeto escolar, o que poderia prejudicar não só a conscientização do seu (ua) filho (a) em relação à alimentação saudável e o cumprimento de regras, como também as demais crianças do grupo.

Parabéns pra você...
Festejar o aniversário com os colegas e amigo é muito divertido! Visando não tumultuar a nossa rotina diária, oferecemos um horário especial para a realização desses eventos.

Os aniversários acontecem apenas às sextas-feiras e devem ser agendados antecipadamente junto à secretaria da escola.

MANHÃ: 09h30 às 10h30 - 1 hora de festa.
TARDE: 15h30 às 16h30 - 1 hora de festa.

Conhecendo e aprendendo
Em todos os projetos desenvolvidos na escola, temos diversos momentos em que vivências são oportunizadas, como idas ao cinema, ao teatro, exposições, idas ao museu entre outros, mais específicos, que os projetos possam requerer.

É preciso que os pais se conscientizem de que esses passeios e eventos estão diretamente relacionados ao que acontece em sala de aula, vinculados normalmente ao projeto do semestre ou bimestre e que a participação dos aprendizes é de fundamental importância, para um melhor aproveitamento.

Escola – Família
A Espaço Construir tem como filosofia trabalhar a parceria constante com a família, com o intuito de desenvolver uma relação saudável, visando otimizar a construção da aprendizagem e formação da criança. Vários momentos de encontros são disponibilizados;

* Atendimento para reflexão de situações referentes ao aprendiz, seja este requerido pelos pais ou pela instituição;

* Participação dos pais nas atividades extras, como aulas públicas, eventos específicos, reuniões pedagógicas, feiras, exposições, mostra dos projetos, de artes, etc.

É fundamental a participação dos pais e /ou responsáveis em tais eventos, assim comoa marcação antecipada dos atendimentos requeridos e comparecimento nos atendimentos que a escola solicitar.

Cuide-se!!!
Crianças com doenças contagiosas, estado de prostração e febre alta, não devem comparecer à escola, a menos que já estejam fora do período de contagio, portando um relatório médico atestando a falta de perigo na convivência com outras crianças.

O PIOLHO: Comum em crianças e acontece com frequência nas escolas, é bastante desagradável para todos, por isso solicitamos atenção e cuidado assim que forem avisados das epidemias, para que estas tenham vida curta.
Medicações: só serão administradas mediante prescrição médica e aviso no diário assinado pelos pais.

Custo de passeios e eventos
As taxas de eventos são solicitadas gradativamente de acordo com os gastos, com datas estabelecidas previamente pelo professor, coordenador ou secretaria. O não cumprimento das datas nos isenta do compromisso de guardar camisas, livros, lembranças ou vagas em transportes e eventos limitados.

Nossos livros e materiais
Oferecemos listas com sugestões diversas de livros de literatura e específicos para alguns projetos.

Os livros de literatura que ficam em sala de aula serão devolvidos ao final do ano letivo.

Como avaliamos...
A nossa avaliação é feita de modo processual observando a autonomia, oralidade, desenvolvimento cognitivo, dentre outros aspectos , durante todo o período.

Semestralmente passamos o que foi observado sobre cada criança, em grupo e individualmente, através de Relatórios no caso da Educação Infantil e pareceres no caso do Ensino Fundamental (Relatório reduzido que é enviado trimestralmente, junto ao quadro de competências, registrando as aquisições de cada aprendiz em cada área do conhecimento).

É fundamental a presença dos pais nas reuniões de início de semestre, quando expomos os projetos a serem desenvolvidos em cada grupo e os mapas conceituais, mostrando os saberes e competências que serão trabalhados, para que possam com a compreensão dos objetivos educacionais, participarem mais ativamente desse processo, colaborando com as pesquisas, livros, etc.

Espaço Construir • Rua Patativas, 806 - Imbuí - Salvador - BA • Tel.: (71) 3018-9129
2006 - 2020. Espaço Construir. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo Multimídia | Agência Digital